PRIMAVERA DO LESTE – MT - NOVEMBRO 2011.
E.M.E. I “ PEQUENO PRÍNCIPE”
PROFESSORAS:
OLGA MACHADO
ELIENE ANGÉLICA
SONILDA MOREIRA
ANA MARIA
Projeto: Higiene bucal
APRESENTAÇÃO
A elaboração deste projeto é fruto de um trabalho de parceria, entre professores, auxiliares da EMEI Pequeno Príncipe e funcionários da saúde PSF VIII (Condomínio Pioneiro), com apoio da coordenadora da entidade Rubia G. Longhi, tendo como principal alvo os alunos .
Alunos: Maternal II e Infantil I
Período: Novembro
Duração: 15 dias.
OBJETIVO GERAL
O objetivo principal do projeto é conscientizar os alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde bucal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Levar a criança a perceber a importância em adquirir hábitos de higiene.
- Identificar doenças causadas por falta de higiene.
- Discutir as formas de higiene bucal.
- Conscientizar os pais das responsabilidades em manter os filhos menores com bons hábitos de higiene.
CONTEÚDO
· Higiene bucal
ESTRATÉGIAS
- Roda de conversa.
- Leitura de texto, história.
- Produção coletiva de texto.
- Desenho.
- Pintura.
- Colagem.
- Músicas.
- Dramatização.
- Identificações de letras.
- Noções de matemática
- Confecção de máscaras.
DESENVOLVIMENTO
ETAPAS PREVISTAS
- Realização na sala de aula de roda de conversa sobre higiene bucal
- Visita e palestra das técnicas PSF VIII Condomínio Pioneiro. Serão tiradas várias fotos para a montagem do mural.
- Utilização de cartazes para mostrar bons hábitos de higiene bucal.
- Apresentação de histórias com fantoches.
- Dramatização realizada pelas crianças da historinha: “Era uma vez um dentinho”.
- Ensino de músicas.
- Atividades de Português.
- Atividades de Matemática.
- Atividades de Artes.
- Montagem de um mural com fotos relativas à higiene bucal. (das crianças, Auxiliares, Professores e Técnicas do PSF).
- Confecção e montagem do livro sobre higiene bucal.
RECURSOS
HUMANO: professoras, alunos, auxiliares educacionais, coordenadora e técnicas do PSF VIII
MATERIAIS: livro, folhas xerocopiadas com atividades de pintura e colagem, lápis de cor, giz de cera, cola, EVA, papel colorido, cartolina, fantoches, máquina fotográfica, TV, cartazes, escova, creme e fio dental, montagem de mural.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da participação, interesse e entusiasmo demonstrado pelos alunos e também pelas perguntas orais feitas pelas professoras.
CULMINÂNCIA
Exposição dos livros no salão da escola com a presença dos funcionários, professores e pais. Será entregue também a cada criança um kit para efetivação da higiene bucal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário